Estratégias para melhorar o tráfego orgânico do seu site

Estratégias para melhorar o tráfego orgânico do seu site

Por Luiza Matos

especialista em Design

Publicado em 18 de Janeiro de 2022 às 18:56 | Atualizado em 25 de Fevereiro de 2022 ás 16:15

Conquistar tráfego orgânico para um site pode ser uma tarefa extremamente trabalhosa, que pode levar até mesmo meses para se concretizar. Apesar do tempo necessário para surtir efeito, os resultados do tráfego orgânico são bastante duradouros e relevantes.

Dentro do marketing digital existem uma série de estratégias, que se usadas corretamente, são capazes de melhorar o desempenho do tráfego orgânico do seu site. Se apropriar de ferramentas como essa são uma ótima jogada para aqueles empresários que não possuem condições financeiras de investir em ações com resultados mais rápidos, como o tráfego pago.

Além disso, o tráfego orgânico é ainda muito importante também para quem já investe em tráfego pago, uma vez que essa estratégia tende a aumentar sua lucratividade no momento que realiza uma venda.

Se você ainda está perdido no assunto, nós te recomendamos dar uma olhada no artigo que explicamos detalhadamente as diferenças entre o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Se seu desejo é ter um site com um grande volume de tráfego orgânico, você precisa investir em conteúdo de alta qualidade, para assim conquistar credibilidade dentro do mercado e confiança do público.

Mas como você pode melhorar seu tráfego orgânico? Nesse artigo vamos te mostrar algumas estratégias que podem te ajudar a melhorar as visitas do seu site. Confira!

Por que investir em tráfego orgânico?

Em nosso artigo sobre o que é e como funciona o tráfego orgânico, nós explicamos um pouco sobre as vantagens de se investir nessa estratégia. Mas aqui vamos relembrar alguns dos tópicos abordados anteriormente. Confira alguns dos benefícios do tráfego orgânico:

1. Custo benefício

Se comparado aos anúncios do tráfego pago, as estratégias do tráfego orgânico representam uma redução considerável nos custos de investimento. Consequentemente, a margem de lucro passa a ser maior.

Porém, assim como comentamos em nosso artigo explicativo sobre como funciona o tráfego pago, o tráfego orgânico não gera resultados da noite para o dia, existe um prazo para que sua marca conquiste credibilidade e comece a trazer movimento para o site.

2. Escalabilidade

Uma das grandes desvantagens dos anúncios é a impossibilidade de escalonar o tráfego. Isso porque a partir do momento que você deixa de investir neles, seu tráfego deixa de existir.

No caso do tráfego orgânico, esse tipo de situação desagradável não acontece. Com essas estratégias, quanto maior o número de visitas no seu site, menor será o seu investimento.

3. Relevância

Quando uma pessoa paga para que um anúncio seja publicado pelo Google, a plataforma deixa claro para os usuários em geral que aquele se trata de uma estratégia paga. Esse fator pode fazer com que alguns potenciais clientes se sintam intimidados, pensando que a página em questão está tentando vender algo para eles, logo então existe um movimento já de muitos anos em que o Google busca fazer com que os anúncios (links patrocinados) se pareçam bastante com os resultados orgânicos, assim fazendo com que existam mais cliques nos anúncios.

As estratégias orgânicas, por outro lado, não sofrem com esse tipo de problema, pois trazem maior credibilidade desde o início.

4. Duração

Assim como citamos anteriormente, os resultados do tráfego pago só existem enquanto dinheiro está sendo investido em suas estratégias. A duração das estratégias orgânicas não possuem prazo de validade.

Um artigo dentro do blog pode, individualmente, ser responsável por diversas visitas por um longo período de tempo, enquanto o assunto daquele texto se mantém relevante. Uma conquista que dificilmente será alcançada pelas campanhas pagas, que para alcançar objetivos parecidos, precisariam rodar continuamente.

5. Relacionamento

Considerando todos os itens anteriores, é possível entender que o tráfego orgânico é um ótimo aliado para construir um relacionamento próximo com os clientes. Diferente do tráfego pago, que é recomendado para quem deseja conquistar vendas imediatas, o tráfego orgânico é uma ótima ferramenta para acompanhar o usuário ao longo de toda a jornada de compra.

Estratégias para melhorar seu tráfego orgânico

1. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) pode ser considerado a principal estratégia para melhorar o tráfego orgânico de um site. Essa técnica funciona através da otimização dos sites para os mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Ela utiliza uma série de requisitos básicos para adequar as páginas de acordo com os valores estipulados pelos buscadores. Através desses fatores, essas plataformas são capazes de identificar qual a relevância de um site para determinada pesquisa.

Entre os fatores textuais que são considerados para o SEO, podemos destacar:

  • Palavras-chave;

  • Título;

  • Intertítulos;

  • Links internos e externos;

  • Meta description.

Porém, alguns outros pontos podem ser considerados em questão da estrutura do site, como backlinks, se a página é mobile friendly, títulos, domínio, página de destino, entre outros.

2. E-mail Marketing

O e-mail é uma ótima opção para cultivar o interesse do seu público alvo através de conteúdo atualizado e relevante, além de, aos poucos, construir o relacionamento que um dia irá resultar na conversão de leads e clientes.

Por meio das listas de e-mails, é possível direcionar tráfego para seu conteúdo de uma forma ainda mais eficiente do que através das promoções nas redes.

3. Inbound Marketing

O inbound marketing é uma das metodologias presentes dentro do marketing digital. Sua proposta é a união de diversas outras estratégias a fim de criar a tão desejada presença online para uma marca.

Usando como princípio a jornada do comprador, essa estratégia busca criar todo um cenário persuasivo para que o usuário prossiga com a compra. Isso acontece através de conteúdos informativos e do suporte necessário para que esse comprador finalmente finalize o pedido.

O objetivo do inbound marketing é fazer com que a empresa ofereça soluções para o usuário e assim, se torne cada vez mais relevante dentro do mercado. Além disso, visa melhorar a experiência de compra e influenciar na percepção de marca.

4. Blog

Um blog corporativo é uma das estratégias mais importantes para atrair novos visitantes para sua página na web. Porém, vale ressaltar que é necessário produzir conteúdos relevantes e que estejam devidamente otimizados através das técnicas de SEO.

Dessa forma, você aumenta as chances de conseguir uma boa posição dentro dos buscadores e garante tráfego relevante para seu site. Outra dica é utilizar chamadas para ação dentro dessas publicações, além de termos que instiguem o usuário a buscar mais sobre o tema e outros materiais complementares.

Você já utiliza alguma dessas estratégias para melhorar o tráfego orgânico do seu site? Conta pra gente!

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