Como Anunciar no Google?

Como Anunciar no Google?

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 02 de Junho de 2018 ás 16:36 | Atualizado em 30 de Outubro de 2018 ás 13:11

Como Anunciar no Google?

Existem 2 Maneiras de Aparecer no Google!

Podemos ter anúncios trafegando no Google através do Google AdWords e também através dos resultados orgânicos do Google.

Google AdWords - O Que É Google AdWords?

É uma plataforma de anúncios da Google, através desta plataforma nós podemos ter anúncios sendo exibidos dentro do Google e também dentro de sites parceiros do Google, tais como: Portal UOL, G1, Terra e centenas de milhares de blogs e sites com assuntos diversos. O AdWords é a principal plataforma de anúncios da Google e também é a principal fonte de receita da companhia.

Onde Meus Anúncios Irão Aparecer?

Dentro do Google AdWords existem 5 tipos de campanhas distintas e de acordo com o tipo de campanha que criar, seu anúncio aparecerá em locais diferentes, vamos entender mais sobre os tipos de campanhas do Google AdWords e então onde seus anúncios aparecerão:

1º Tipo de Campanha: Rede de Pesquisa

Campanha do tipo rede de pesquisa, fará com que seus anúncios sejam exibidos, dentro do buscador Google e também poderá aparecer em alguns sites parceiros do Google. O formato de anúncios da rede de pesquisa é textual, formado por título, subtítulo, descrição e página de destino (local em que ao usuário clicar será redirecionado), veja abaixo um exemplo dos anúncios sendo exibidos no Google, através da campanha de pesquisa:

Rede de Pesquisa Google

A grande maioria dos clientes da agência Mazukim, ao qual realizamos consultoria em Google AdWords, desejam ter anúncios sendo exibidos conforme a imagem acima, ou seja, digitar no Google e seu anúncio lá estar sendo exibido, contudo é muito importante avaliarmos a rede em que o anúncio será exibido, levando em consideração o objetivo que precisamos satisfazer. Vamos entender um pouco mais sobre a Rede de Pesquisa do Google, logo abaixo:

Características da Rede de Pesquisa:

  • Funciona em formato de leilão, onde os anunciantes ofertam CPC (Custo por Clique) e o AdWords dispõe uma nota de 1 a 10 (Índice de Qualidade) ao anunciante. Multiplica o CPC junto ao Índice de Qualidade. Os anunciantes que tiverem as maiores notas, aparecerão em posições mais privilegiadas;
  • Você escolhe com quais termos (palavras chave) seus anúncios serão acionados, exibidos no Google e parceiros do Google;
  • O formato de cobrança da rede de pesquisa é por clique, logo você pagará somente se o usuário clicar;
  • Você deverá inserir créditos para a plataforma, no valor mínimo de R$ 40,00, podendo pagar via cartão de crédito ou boleto bancário;
  • Muito utilizada para geração de leads e também para venda de produtos e serviços;
  • Para que seus anúncios sejam exibidos na rede de pesquisa do Google, necessariamente eles devem respeitar as políticas de anúncios do Google AdWords.

2º Tipo de Campanha: Rede de Display

A rede de display do Google AdWords, permite que nossos anúncios sejam exibidos em diversos sites parceiros do Google e sites do Google em formato textual, vídeo ou em formato de banner. Esta rede é muito conhecida e utilizada justamente por permitir o uso de mini banners, chamativos visualmente e com possibilidade de inteiração do usuário, confira na imagem abaixo, alguns anúncios sendo exibidos dentro do G1, Casas Bahia e no site Meu Timão:

Rede de Display

Características da Rede de Display:

  • Assim como a Rede de Pesquisa, a Rede de Display também trabalha em formato de leilão, onde os anunciantes com as maiores notas aparecerão nas posições de maior visibilidade;
  • Permite que possamos realizar diversas segmentações: Geográfica (cidade, estado, país), tipo de público que desejamos impactar (gênero, com / sem filho, idade), em quais canais (sites, portais, blogs), contextual (palavras chave) e outros tipos de segmentações, que nos permite criar diversas táticas;
  • O formato de cobrança da rede de display pode ser por CPC (Custo por Clique) ou por vCPM (Custo por Mil Impressões Visíveis);
  • Você precisará inserir crédito, via cartão de crédito ou boleto bancário, no valor mínimo de R$ 40,00;
  • Muito utilizada para fidelização de marca e remarketing;
  • Para que seus anúncios sejam exibidos na rede de display do Google, necessariamente eles devem respeitar as políticas de anúncios do Google AdWords.

3º Tipo de Campanha: Rede de Pesquisa com Exibição em Display

A campanha de rede de pesquisa com exibição em display é muito utilizada por quem está começando no mundo do Google AdWords e deseja aparecer nos resultados de pesquisa do Google, assim como nos sites parceiros do Google, através de mini banners. A explicação dada acima sobre a Rede de Pesquisa e sobre a Rede de Display se dá para este tipo de campanha, valendo ressaltar que, relatórios e táticas ficam limitados ao utilizar a Rede de Pesquisa com Exibição em Display, logo caso você queira ter anúncios rodando no buscador Google e também, mini banners em sites do Google e Parceiros do Google, crie duas campanhas distintas, uma de Rede de Pesquisa e outra de Rede de Display, assim poderá usufruir do melhor que o Google AdWords possui.

Características da Rede de Pesquisa com Exibição em Display:

  • Os relatórios de desempenho, dos anúncios da rede de pesquisa e da rede de display aparecem juntos, dificultando a mensuração;
  • A segmentação para exibição dos anúncios na rede de display é através das palavras chave, dispostas na rede de pesquisa. Também existe a possibilidade de segmentar por canais;
  • Geralmente, ao optar por utilizar este tipo de campanha, nota-se um aumento no valor de Custo x Conversão.

4º Tipo de Campanha: Google Shopping

Com o tipo de campanha, Google Shopping nós podemos exibir anúncios na rede de pesquisa do Google, na guia Todas e também na guia Shopping. Este tipo de campanha é muito utilizada para lojas virtuais, onde tendenciosamente a taxa de conversão é maior se comparada aos demais tipos de campanhas do Google AdWords, isto se deve, muito pelo fato de que no momento que o usuário busca pelo produto no Google, já é exibido o nome, foto e preço do mesmo, dispondo então mais informações ao usuário antes mesmo que ele clique para ver mais detalhes. O usuário consegue obter mais informações, se estiver navegando pela guia Shopping, confira na imagem abaixo como seus produtos poderão aparecer no Google (guia todas):

Google Shopping

É importante citar que, não podemos trafegar anúncios de serviços intangíveis através de campanhas do Shopping. Necessariamente para utilizar campanha do tipo Shopping, você deve anunciar produtos físicos.

Características do Google Shopping:

  • Funciona em formato de leilão, onde os anunciantes ofertam CPC (Custo por Clique) e o AdWords dispõe uma nota de 1 a 10 (Índice de Qualidade) ao anunciante e multiplica o CPC junto ao Índice de Qualidade. Os anunciantes que conseguirem as maiores notas, aparecerão em posições mais privilegiadas;
  • Você não pode escolher com quais palavras deseja aparecer no Google diretamente, mas sim deverá deixar a descrição e título do produto a ser anunciado de maneira, objetiva e informativa dentro de sua loja virtual e dentro do feed ao qual deverá enviar ao Google, para que seus produtos possam aparecer nos resultados de pesquisa. Com o título e sua descrição (além de outras indicações como categoria do produto, GTIN, etc...), o próprio AdWords irá saber com quais termos de pesquisa seus produtos deverão ser acionados;
  • O formato de cobrança do Shopping é por clique, logo você pagará somente se o usuário clicar em um de seus produtos;
  • Você deverá inserir créditos para a plataforma, no valor mínimo de R$ 40,00, podendo pagar via cartão de crédito ou boleto bancário;
  • Muito utilizada por quem trabalha com lojas virtuais;
  • Para que seus anúncios sejam exibidos na rede de pesquisa do Google, necessariamente eles devem respeitar as políticas de anúncios do Google AdWords.

5º Tipo de Campanha: Vídeo

Campanha de vídeo é fantástica para anunciantes que estão buscando, posicionamento e reconhecimento de marca. Os anúncios são exibidos dentro do Youtube e também na Rede de Display.

Para que você possa utilizar a campanha do tipo Vídeo, necessariamente precisará que o vídeo que deseja anunciar, esteja hospedado no youtube, pós vincular sua conta youtube a sua conta AdWords, então poderá impulsionar o seu vídeo, veja uma maneira ao qual seu vídeo poderá aparecer no Youtube:

Características da Campanha de Vídeo:

  • Funciona em formato de leilão, onde você poderá pagar por CPM ou por CPV;
  • Você pode realizar multiplas segmentações, assim como na rede de dipslay;
  • Existem 3 formatos de anúncios a serem exibidos no Youtube, estes são: Anúncio In-Stram, Discovery e Bumper;
  • Muito utilizada para posicionamento e fidelização de marca;
  • Para que seus anúncios sejam exibidos no Youtube, necessariamente eles devem respeitar as políticas de anúncios do Google AdWords.

6º Tipo de Campanha: Campanha Universal para Apps

Esta campanha é utilizada para quem tem aplicativo e deseja aumentar a quantidade de downloads e/ou inteirações em seu aplicativo. Os anúncios são exibidos nas redes de Pesquisa do Google, Google Play, YouTube e Rede de Display do Google. Abaixo um exemplo de como seu anúncio poderá aparecer:

Com este tipo de campanha, boa parte do trabalho de gestão, quem realiza é o próprio AdWords, pois precisaremos apenas inserir as chamadas que desejamos, linguagem do aplicativo, lance e alguns recursos. Os testes, quanto a quais redes são melhores para satisfazer o nosso objetivo, testes de lances e demais itens, quem faz é o próprio AdWords.

Características da Campanha Universal para Apps:

  • Podemos ter a estratégia de lance de CPI (Custo por Instalação) ou CPA (Custo por Ação), dependerá de seu objetivo;
  • As segmentações neste tipo de campanha são reduzidas, onde o AdWords é quem "enxerga" como e onde, estão as melhores oportunidades para satisfazer seu objetivo;
  • Não criamos anúncios individuais, mas sim apenas dispomos algumas informações e a ferramenta realiza testes de desempenho;
  • Para que seus anúncios sejam exibidos no Youtube necessariamente eles devem respeitar as políticas de anúncios do Google AdWords.

Ranqueamento Orgânico - O Que É Ranqueamento Orgânico no Google?

Seria maravilhoso poder ter anúncio no Google, gerar tráfego de qualidade ao seu site, ter pedidos de orçamentos, vendas, consumo de conteúdo e não pagar nada por isto, certo? Sim, e isto é totalmente possível!

O Google disponibiliza diversos resultados de pesquisa em sua SERP (Página de Resultados de Pesquisa), no momento que um usuário / consumidor digita algo na plataforma e muitos resultados não são patrocinados (não são pagos, não sei feitos pelo AdWords), mas sim são resultados, que estes sites em que lá estão aparecendo conquistaram, gerando um conteúdo de valor, tendo outros sites importantes dentro da mesma área deste, o indicando como referência, possuindo um site com layout fluído, site rápido, enfim possuindo excelência em seu site, a nível técnico e de conteúdo, assim como sendo referência para outros sites. Confira abaixo alguns resultados orgânicos:

Observe acima que os resultados orgânicos são muito parecidos com os resultados do Google AdWords, uma diferença visível é que os resultados do Google AdWords ao lado esquerdo tem a escrita (Anúncio), já os resutados orgânicos não possuem esta escrita.

Para que você possa ter páginas de seu site bem ranqueadas no Google, é preciso realizar um trabalho de otimização (SEO - Search Engine Optimization), gerar conteúdo de qualidade e aplicar táticas para conquista de links externos ou seja, outros sites que falem de seu site, dispondo links que redirecionem para páginas específicas de seu site e que este site ao qual contém links ao seu, seja de alta relevância dentro de sua indústria e também para o Google.

O trabalho para Ranqueamento Orgânico no Google, geralmente varia entre 6 meses a 24 meses, isto para que tenhamos resultados mais impactantes e de fato atenda seu objetivo. Na Performar nós temos um curso de Ranqueamento Orgânico no Google e em nossa Agência Mazukim nós prestamos consultoria em Ranqueamento Orgânico.

Resumão:

Você possui 2 formas de exibir anúncios no Google: Utilizando o AdWords ou fazendo um trabalho de Ranqueamento Orgânico!

Investir no Google AdWords ou no SEO (Ranqueamento Orgânico) ?

É fundamental saber que um não substitui o outro, eles se complementam e isto fica muito claro quando realizamos a mensuração de caminhos de tráfego x conversão, em modelos de atribuição via Google Analytics ou outro. Em muitas oportunidades, constatamos que o usuário em sua primeira visita ao site, tem a origem como Google AdWords, já a partir da segunda visita a origem é orgânica e em uma destas visitas, o usuário realiza ação de valor (lead, compra, etc).

Podemos também destacar que, se o seu objetivo deve ser cumprido em um curto espaço de tempo, o Google AdWords é a melhor opção a você, visto que como citado acima, o trabalho de ranqueamento orgânico gera resultado em médio / longo prazo. Então minha indicação é que você inicie os esforços dentro do AdWords, entenda quais termos estão gerando ações de valor ao seu negócio e pós este primeiro esforço no AdWords, sim, comece o trabalho para ranquear as páginas de seu site com os termos que são bons ao seu negócio.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado. Se ficou com alguma dúvida, quer dispor uma sugestão ou crítica sobre este conteúdo, utilize o nosso plugin de comentários logo abaixo.

Forte Abraço!

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