Qual a Diferença Entre Google Ads e Ads Express?

Por Danillo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 23 de Junho de 2018 ás 18:06 | Atualizado em 30 de Outubro de 2018 ás 13:10

Você Sabe Quais São as Diferenças Entre: Google AdWords e AdWords Express?

Se você ainda não tiver conhecimentos básicos sobre Google AdWords, lhe recomendo que leia antes o artigo, Entenda o Funcionamento do Google AdWords.

Sendo o mais objetivo possível, o AdWords Express é uma versão limitada do Google AdWords. Alguns tipos de campanhas, relatórios e recursos do Google AdWords foram retirados, deixando a plataforma muito mais simples de ser compreendida e de ser trabalhada por um anunciante com pouco conhecimento em mídia publicitária digital.

A Google identificou um grande público interessado em anunciar em seu buscador, contudo, este público por não ter conhecimento necessário na plataforma Google AdWords, tomava a decisão de não se "arriscar" a investir ou dispunha o investimento e não obtinha o retorno esperado, isto por diversos motivos:

  • Não conseguir descobrir quais seriam os melhores termos;
  • O melhor texto publicitário a dispor nos anúncios;
  • Segmentação correta;
  • Valor recomendado por clique;
  • Investimento diário ideal;
  • Identificação do melhor tipo de campanha, de acordo com o seu objetivo;
  • Dentre diversos outros itens, a nível de configuração das campanhas (mensuração x otimização) e página de destino (mensuração x otimização).

Como o Google Sanou Este Problema?

  • Retirando alguns tipos de campanhas;
  • Removendo alguns recursos;
  • Facilitando a leitura dos relatórios e exluindo outros mais "complexos" de serem compreendidos, por quem não atua diretamente na área de Marketing Digital;
  • Adotando um linguajar dentro do AdWords mais adequado a este público;
  • Implantando um guia virtual, que lhe auxilia no passo a passo, do início ao fim da configuração da campanha.

O AdWords Express tem maior controle sobre suas campanhas, se comparado ao Google AdWords, ele identifica sinais de ações de valor e com isto consegue ir realizando otimizações, que ele (AdWords Express) acredita ser relevante. Seu sistema é baseado em aprendizagem de máquina, logo, quanto mais tempo de campanha o anunciante tiver dentro do AdWords Express, tendenciosamente / possivelmente, maior será o seu retorno.

Características do AdWords Express:

  • Fácil configuração, você configura em aproximadamente 15 minutos;
  • Os anúncios são trafegados na rede de pesquisa e na rede de display ( se você não conhece a rede de pesquisa e/ou display, leia o artigo de Como Funciona o Google AdWords );
  • O pagamento é por clique, CPC (Custo por Clique);
  • Gerenciamento a nível usuário, muito fácil;
  • Relatórios resumidos.

Abaixo, Print do Painel do AdWords Express:

Google AdWords. O Completo!

Diferente do AdWords Express, o Google AdWords obtém todos os recursos, relatórios e campanhas. Com o Google AdWords você pode implantar diversas táticas distintas, em redes distintas, pois você é quem toma a "dianteira", você tem 100% do controle da plataforma.

Características do Google AdWords:

  • Maior controle sobre suas campanhas;
  • Disponibilização de diversos relatórios;
  • Possibilidade de criar campanhas de: Pesquisa, Display, Pesquisa com Exibição em Display, Shopping, Vídeo e para Aplicativos;
  • Estratégias de lances distintas, de acordo com o objetivo da campanha.

Abaixo, Print do Painel do Google AdWords:

Google AdWords Vs AdWords Express

Se você estiver começando agora no mundo de publicidade digital, não tiver tempo hábil para ler a documentação do Google, indisponibilidade financeira para pagar um curso de gestão em Google AdWords ou não houver a possibilidade de contratar uma agência que lhe preste esta consultoria, então o AdWords Express é a melhor opção a você. O AdWords Express, conforme já dito anteriormente foi criado justamente com o objetivo de ajudar anunciantes inexperientes, com tempo e orçamento restrito.

Pensando que você possa pagar uma agência, para lhe prestar consultoria em Google AdWords, assim como a Mazukim ou possa fazer um curso de Gestão em Google AdWords, então minha recomendação é que você usufrua de todos os recursos, campanhas e relatórios que a plataforma dispõe, logo, opte em utilizar o Google AdWords. Você ou o especialista que estiver lhe prestando consultoria, terá maiores possibilidades de fazer com que o seu negócio consiga resultados de maneira sustentável, também de forma progressiva, uma vez que, dentro do Google AdWords a quantidade de estratégias e táticas são infindáveis.

Espero que tenha sanado suas dúvidas quanto as diferenças entre Google AdWords e AdWords Express. Caso ainda tenha dúvidas ou queira dispor algum comentário, utilize o plugin, logo abaixo.

Forte Abraço!

Consuma Mais Conteúdo de Marketing Digital


Como Anunciar no Google?

Quer ter o mesmo resultado que o nosso blog?
Comece a criar conteúdo com a Mazukim Agora!

Quero Fazer uma Avaliação!