Respondemos as Principais Dúvidas Sobre Google Ads

Respondemos as Principais Dúvidas Sobre Google Ads

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 03 de Março de 2019 às 13:35 | Atualizado em 03 de Março de 2019 ás 22:02

Abaixo Você Encontrará as Respostas das Principais Dúvidas sobre Google Ads que Recebemos Diariamente:

1ª O que é Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma da Google utilizada para que publicitários, gestores, analistas, empreendedores ou qualquer outra pessoa interessada possa criar e exibir anúncios dentro do buscador do Google, em sites do Google (Youtube, Gmail, Maps, dentre outros) e sites parceiros do Google (Terra, UOL, G1, Milhares de Blogs, dentre outros). Temos uma postagem aqui no blog que trata de maneira mais detalhada Como Anunciar no Google Ads

2ª Qual a Diferença de Link Patrocinado e Link Orgânico no Google?

Muitos conhecem o Google Ads como Links Patrocinados do Google. Logo surgem muitas dúvidas quanto a links patrocinados e resultados orgânicos. É válido citar que os links patrocinados e orgânicos são exibidos no buscador do Google como resultado de uma pesquisa realizada no buscador. Vejamos abaixo uma sucinta explicação sobre cada:

Resultado Orgânico (Link Orgânico): Os resultados orgânicos são exibidos logo após os resultados que são patrocinados (pago), geralmente numa pesquisa de um usuário aparecem 4 anúncios patrocinados logo no cabeçalho do buscador e então após estes anúncios os resultados orgânicos são apresentados a este usuário.

Todos que anunciam seus negócios na internet com intuito de venda, lead, inscrição e outros querem que suas páginas estejam bem ranqueadas no buscador do Google de forma orgânica, pois diferente dos links patrocinados, o orgânico não é pago, logo fazendo com que o negócio tenha um ROI mais saudável.

Links Patrocinados: São resultados pagos que aparecem no buscador do Google no momento que um usuário realiza uma busca. A cada clique em seu anúncio você pagará determinado valor, sendo que a cada busca que ocorre no buscador do Google, um leilão é realizado, com isto os valores de CPC (Custo Por Clique) são distintos.

Como dito no explicativo de resultados orgânicos, os links patrocinados aparecem acima dos resultados orgânicos, assim também em determinados leilões podem aparecer 3 resultados de links patrocinados abaixo dos resultados orgânicos.

Temos uma matéria que fala sobre o Funcionamento do Google Ads, leia e saiba exatamente como funcionam os leilões.


3ª Como Saber o Valor que Devo Investir no Google?

O cenário de investimento no Google Ads dependerá de diversos fatores, o primeiro deles é qual será o objetivo da campanha, se será gerar leads, vendas, inscrições ou posicionamento de marca. Pós saber qual é objetivo da campanha, aí saberemos em qual ou em quais redes do Google Ads devemos exibir nossos anúncios, confira abaixo uma indicação de quais redes possivelmente seja melhor investir associado ao objetivo:

  • Geração de Leads e/ou Inscrições: Rede de Pesquisa, Display e Rede de Vídeo;
  • Venda: Rede de Pesquisa e Shopping;
  • Posicionamento de Marca: Display e Rede de Vídeo.

No momento que souber seu objetivo e quais redes irão satisfazer seu objetivo, você deve criar cenário de investimento x retorno, a fim de indentificar qual investimento trará o retorno ao qual você espera. Vou dispor um exemplo abaixo:

"Joana tem uma loja física de suprimentos para impressora na cidade de São Paulo, ela tem como objetivo gerar mais vendas, contudo ela possui apenas R$ 500,00 para investir, onde e quanto é recomendado que ela invista?"


Resolução:

Como a Joana precisa de venda e sua loja é física, logo utilizaremos a rede de pesquisa (conheça mais sobre a rede de pesquisa do Google) para gerar contatos para o estabelecimento dela, onde nós temos a crença de que no momento que ela esteja recebendo estes contatos, então ela poderá converter contato em cliente. Para então descobrirmos quantos contatos Joana terá até o término do valor investido (R$ 500,00), necessitaremos saber qual valor de CPC (custo por clique) estão as palavras que desejamos que os consumidores encontrem a loja da Joana no momento que eles estiverem no buscador do Google realizando pesquisas. Para satisfazer esta necessidade, podemos utilizar a ferramenta do Google que estima o valor de CPC, concorrência e volume de tráfego que uma palavra possui, esta ferramenta é chamada Planejador de Palavras Chave.

Acima segue um print de uma consulta realizada no planejador de palavras chave, onde escolhemos alguns termos para acionar nossos anúncios no Google, termos estes que acreditamos serem os melhores para gerar orçamentos para a Joana, ao lado do termo é exibido o valor que ele em média custa por clique. Agora bastará calcularmos quanto tráfego existirá e calcular taxa de conversão sobre este tráfego, desta maneira saberemos quantos orçamentos receberemos até o final de nossas ações. Para facilitar a você, criamos um simulador de investimento no Google Ads, já apresentando Investimento x Retorno.

Aqui na Mazukim nós criamos uma planilha que facilita muito descobrir Investimento x Retorno, vamos utiliza-la! Abaixo encontra-se o resultado:


De acordo com o cenário de investimento x retorno disposto na imagem acima, num cenário otimista a Joana investindo R$ 500,00 e o CPC médio sendo R$ 1,57, ela terá 43 pedidos de orçamentos, num cenário realista 29 e no cenário pessimista 14.

Para sabermos se o investimento de R$ 500,00 é o suficiente para a Joana, deveremos saber a cada quantos orçamentos ela consegue ter um fechamento e quantos fechamentos ela deseja até o término desta campanha, com isto você poderá ir aumentando ou diminuindo o investimento.

4ª Vou Anunciar no Google, Quais Palavras-Chave eu Devo Escolher?

Existem várias análises para escolher as possíveis melhores keywords ao seu negócio, confira algumas delas:

- Caso o gestor de contas do Google Ads tenha expertise gerindo outras contas da mesma área de atuação ou próxima, então dê valor ao que ele citar, pois ele já tem validado quais termos geram bons resultados;

- Utilizar o Planejador de Palavras Chave para saber quais termos em sua área de atuação tem um bom tráfego e qual é o nível de concorrência (alta, média ou baixa) do termo. Sempre tomando cuidado para não escolher palavras muito amplas, pois geralmente elas geram um tráfego muito abrangente e sem qualidade, exemplo:

Sou uma empreiteira e coloco a palavra casa como termo que acionará meus anúncios, logo qualquer um que digitar dentro de uma frase o termo casa meu anúncio poderá ser acionado, posso ter tráfego então de: casa de boneca, filme de casa mal assombrada, música era uma casa muito engraçada, dentre outros;

- Fazer benchmarking, analisando a concorrência que já está tendo bons resultados anunciando no Google. Através de algumas ferramentas conseguimos descobrir quais são as keywords que estes mais investem, que mais geram visitas aos seus sites e então já temos um norte em quais termos podemos investir.

5ª O crédito no Google Acumula Se eu não Gastar Tudo em Um Dia?

Sim, imagine que você tenha configurado seu orçamento em R$ 50,00 por dia e hoje você investiu apenas R$ 10,00, então R$ 40,00 estará apto a ser utilizado em qualquer outro dia que o Google entenda ser mais relevante ao seu negócio.

É super válido citar que o Google tem a liberdade de investir até o dobro do que você configurou no orçamento diário ou seja, colocando R$ 50,00 de orçamento diário, ele poderá investir no dia até R$ 100,00, contudo em 30 dias ele equalizará seus investimentos para que não ultrapasse o valor que deseja realmente investir dentro deste período de 30 dias.

6ª Posso Pausar a Campanha no Fim de Semana?

Claro, temos a opção de programação de anúncios, com isto podemos escolher os dias e horários que desejamos veicular nossos anúncios, assim como ajustar lances de CPC em determinados dias e horários.

7ª Todas as Áreas Podem ser Anunciadas no Google Ads?

Não, conteúdos que explorem posicionamento político, religioso, sexual, violência, vantagens fora da realidade, dentre outros não são permitidos, assim como pode ser visto nas Políticas de Anúncios do Google Ads.

8ª Eu Mesmo Posso Fazer Minha Campanha? Ou Devo Procurar um Profissional?

Você tem a liberdade de cadastrar-se no Google Ads e criar sua conta sim, logo é totalmente possível agora mesmo você começar a anunciar, contudo antes é importante saber alguns itens:

  • É importante entender a estrutura do Google Ads para conseguir ao menos mexer na plataforma;
  • É fundamental entender exatamente qual é o valor correto a ser investido e em qual rede deve ser investido, associado a estratégia de lance que deve utilizar;
  • Mensurar é vital (melhores e piores: dias, horários, estratégias de lance, palavras, grupos, campanhas, dentre outros), se você não mensurar, sem dúvidas apenas irá gastar dinheiro;
  • Não adianta mensurar e não entender o que mensurou, a mensuração só faz sentido se trouxer otimização, fora isto é só perda de tempo;
  • Você deve dedicar seu tempo ao menos uma vez ao dia para olhar e otimizar suas campanhas;
  • O sucesso ou fracasso de suas campanhas não estão apenas no Google Ads, 50% do sucesso ou fracasso é sim o canal que gera tráfego, neste caso o Google Ads, já os outros 50% correspondem a sua página de destino (seu site), sabendo disto é fundamental você conseguir identificar se uma possível falta de resultado positivo é devido ao tráfego ou a página de destino e se por ventura detectar que é devido a página de destino, então ter conhecimento em Marketing para fazer com que a página de destino seja coesa, fluída e principalmente persuasiva, a fim de que o problema seja sanado.

Se você entender que você consegue satisfazer todas necessidades acima, então meu conselho é que comece a anunciar por conta própria, caso contrário busque uma agência ou um profissional, aqui na Mazukim inclusive eu posso ser seu consultor!

9ª Como Eu Consigo Ver Meu Anúncio?

Caso você esteja veiculando anúncios na rede de pesquisa é bem simples, vá em ferramentas - > Planejamento - > Ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncio, digite o termo que deseja saber, atente-se quanto ao local geográfico que está realizando a pesquisa (cidade, estado ou pais) e então pressione enter, desta maneira visualizará seu anúncio aparecendo nos resultados de pesquisa do buscador. Caso seja informado a você que o anúncio não está sendo exibido, então deverá entrar em contato com o seu gestor de contas, a fim de que ele sane o "problema"; caso seja você mesmo o gestor de sua conta, logo deverá identificar se é por ter um AdRank ruim, orçamento, horário de veiculação, política de anúncios, dentre outros motivos que fazem com que um anúncio não seja exibido nos resultados de pesquisa.

Veja abaixo um exemplo do uso da Ferramenta de Diagóstico e Visualização de Anúncios:

10ª Como Saber se Existe Procura pela Minha Área de Atividade no Google?

Posso citar várias maneiras aqui para saber se sua área tem tráfego no Google, contudo citarei apenas a mais simples, que é utilizar a ferramenta de Planejador de Palavras Chave. Abra o Planejador, digite um termo que acredite ser válido para a sua área de atuação e veja que serão exibidos termos associados ao digitado, volume de pesquisa mensal, concorrência e informações de CPC (custo por clique).

11ª Qual é o Investimento Mínimo e Máximo para Anunciar no Google?

Conforme explicado na pergunta de número 3 (Como Saber o Valor que Devo Investir no Google?) toda e qualquer campanha terá sim um investimento mínimo, dependerá do objetivo e expectativa de retorno. Agora investimento máximo, será o seu poder aquisitivo quem determinará, pois dentro do Google Ads existem muitas redes e dentro de cada rede, infinitas possibilidades de aplicação, logo afirmo que o investimento máximo é mediante ao teu poder aquisitivo no que tange ao investimento no Google Ads.

12ª Ao Anunciar no Google Ads, Meu Anúncio Também Vai Aparecer no Google Maps?

Caso você queira ele pode aparecer sim, bastará você seguir alguns procedimentos, tais como:

  • Inserir extensão de local;
  • Dar lance por local;
  • Deixar configurada sua conta no Google Meu Negócio;
  • Trabalhar com palavras que sejam direcionadas ao local físico de seu negócio, exemplo: serralheria em guarulhos.

13ª O Que Acontece Se Meu Concorrente Ficar Clicando no Meu Anúncio Propositalmente Para Gastar Meu Investimento?

Existem alguns níveis de acompanhamento para que você não gaste crédito desta forma, a primeira são os próprios robôs do Google que identificam que um usuário está clicando no anúncio mais do que uma vez, então ele irá parar de exibir o anúncio para esta pessoa e irá devolver o crédito (chamado de cliques inválidos) em sua conta, outro nível é o do ser humano, um time responsável em monitorar comportamento "fora do normal" dos usuários, onde este time ao identificar estes comportamentos, bloqueiam então a exibição de seus anúncios para o indivíduo, devolvendo o crédito em sua conta.

Você tem alguma dúvida sobre Google Ads que aqui não foi sanada? Pergunte agora nos comentários, será um prazer responder.

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