Como Posicionar e Fidelizar Uma Marca Utilizando Google Ads

Como Posicionar e Fidelizar Uma Marca Utilizando Google Ads

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 24 de Março de 2019 às 14:45 | Atualizado em 25 de Março de 2019 ás 00:25

Utilizando o Google Para Fidelizar Sua Marca

Acredito muito que antes de explicar como as redes do Google Ads podem nos ajudar a posicionar nossa marca, é importante entendermos o porquê ter uma marca fidelizada é o desejo de todo e qualquer negócio, destaquei abaixo alguns dos inúmeros benefícios:

>>Você não sabe o que é Google Ads? Saiba o Que é e Como Funciona o Google Ads.

  • Recompra:

Consumidores fidelizados tendem a não mudar de marca no momento que decidem comprar novamente aquele produto ou serviço, ele é fiel a sua marca.

  • Conquista de novos clientes de maneira orgânica:

Acredito muito que alguém, algum dia lhe indicou algo para você comprar ou fazer, estou certo? É muito comum amigos, familiares e outras pessoas de nosso circulo social indicar a nós produtos ou serviços e isto é maravilhoso, pois quanto mais consumidores fidelizados a nossa marca nós tivermos, mais indicações espontâneas para consumir nossos produtos e/ou serviços nós teremos, desta forma aumentaremos nossa tribo de consumidores sem precisar de investir em campanhas publicitárias.

  • Valuation:

Valuation é o termo utilizado quando tratamos do valor de mercado de uma empresa. Grandes marcas como, Itaú, Coca Cola, Rede Globo de Televisão, Google, Volkswagen, dentre outras, tem suas marcas valendo (financeiramente) mais do que seu patrimônio físico (carros, imóveis, dentre outros) acumulado.

A fidelização dos consumidores quanto a estas grandes marcas citadas acima, fazem com que seu valor de mercado seja exponenciado em números astronômicos.

Grandes Feitos de Marcas Fidelizadas

Marcas com grande fidelização de seu público passam a ser referência de vida para eles. Observemos pessoas que chegam a tatuar uma marca em sua pele (Harley-Davidson, Apple, Nike, dentre outras), isto é uma grande prova de fidelidade e de estilo de vida assumido.

Grandes marcas ditam a forma como uma determinada tribo deve se comportar, o que devem vestir, como deve ser seu vocabulário e quais devem ser suas crenças. A importância das marcas em nossa sociedade é imensa, indo muito além de simplesmente nos dar opção em compra A ou B, até nosso bom velinho mudou de cor, de verde para vermelho pós a Coca-Cola propagar em suas campanhas publicitárias o visual que o cartunista Thomas Nast havia criado para ele, que coincidentemente ou não, tinha fielmente as cores da Coca Cola, vermelho, branco e preto.

Acredito que se você tinha alguma dúvida de que uma marca fidelizada é fundamental para que um negócio realmente possa se tornar referência em sua indústria, pós as explicações acima esta dúvida não existe mais, então vamos abordar a real motivação desta postagem, que é mostrar como o Google Ads pode nos ajudar a posicionar e fidelizar uma marca.

Quais Redes do Google Utilizaremos Para Posicionar uma Marca?

É fundamental que o consumidor interaja com a nossa marca para que exista o processo de afinidade, aproximação com características em comum (espelhamento) e então como consequência, fidelização da marca. Consigo entender claramente que duas redes do Google Ads nos permitem trabalhar com interatividade e exposição em massa de nossa proposta, são estas:

Dica Extra: Explore a gamificação, atualmente é uma das melhores formas para fidelizar uma marca.

  • Rede de Display:

Podemos veicular anúncios em formato de banners em espaços publicitários reservados em sites que são parceiros do Google e sites do Google. Os anúncios da rede de display são criados dentro do Google Ads e nos permitem segmentar em diversos níveis (sexo, idade, afinidade, canais, dentre outros) a fim de impactarmos o nosso público alvo.

Utilizando a rede de display temos a possibilidade de que nossa marca, que ainda não tem fidelização, apareça ao lado de marcas que já possuem fidelização do público, fazendo com que o consumidor de forma inconsciente compartilhe a autoridade já conquistada da marca que está ao lado da nossa, para a nossa marca.

Expor nossa marca próxima de outras marcas fidelizadas no mesmo mercado que o nosso, tem um efeito muito parecido com o formato de publicidade, onde contratamos uma personalidade de grande aprovação social e então este anuncia nossos produtos e/ou serviços. No momento que esta personalidade apresenta nossos produtos e/ou serviços ele está nos "emprestando" sua autoridade e aprovação social junto a sua audiência, da mesma forma que ter uma outra marca já validada estar próxima a nossa.

Engajar com o usuário através de Anúncios da Rede de Display

Dentro da rede de display podemos trabalhar com um formato de anúncio chamado Light Box, este formato faz com que o usuário engaje com nosso anúncio, inclusive o anunciante só paga algo ao Google, mediante o usuário engajar com o anúncio. O engajamento se dá no momento que o usuário passa o cursor do mouse, ao passar o cursor, então ele é impactado com alguma chamada da marca anunciante.

É muito importante que o nosso consumidor tenha uma boa surpresa ao passar o cursor do mouse em nosso anúncio, desta forma, então devemos buscar ser criativos ao criar esta peça publicitária. Não aconselho a tentar vender nada, pelo contrário, traga algo que o público queira consumir, podendo ser um vídeo, chamada para um jogo que neste tenha a sua marca e seja coeso com o que está ofertando, exposição de uma ação social em que seu negócio ajuda, dentre outros.

Com este formato de anúncio da Rede de Display do Google conseguimos colocar em prática nossa estratégia de fidelização.

Impactando nosso público alvo em larga escala através da Rede de Display

Talvez um dos pontos mais importantes em utilizar a Rede de Display do Google na fidelização de uma marca é a quantidade de pessoas que impactamos com nossas peças publicitárias. Conseguimos ter uma exposição em larga escala de nossa marca (centenas, milhares, centenas de milhares...) ao público alvo.

Para conseguirmos esta mesma exposição de marca com marketing tradicional, com toda certeza o investimento seria muito alto, além de termos maior dificuldade em segmentar e mensurar, diferente da rede de display do Google, que com um baixo valor diário já conseguimos ter um resultado satisfatório, além de ser super simples segmentar e mensurar os resultados. É sabido que ao utilizar a Rede de Display do Google para fidelização de marca, alcançamos um número muito grande de pessoas visualizando e engajando com nossos anúncios, satisfazendo então as premissas de que precisamos de um grande volume de pessoas visualizando e engajando com nossa marca, desta maneira, como consequencia proporcionando sua fidelização.

  • Rede de Vídeo ( Youtube ):

Uma maneira muito eficaz de impactar nosso público alvo é utilizando vídeos que ofertem um conteúdo “gostoso” de ser consumido: Contar uma história, Dar dicas, Conteúdo Cômico, dentre outros. As peças publicitárias em formato de vídeo devem representar sua causa, sua marca, seu produto/serviço e ser prazeroso em assistir.

Podemos integrar o Google Ads ao canal Youtube da marca e então impulsionar os vídeos para o público segmentado que desejamos atingir. Confira abaixo os tipos de anúncios que podemos criar:

  • Anúncios TrueView:

Só pagamos pela exibição deste vídeo no momento que o usuário interage com ele ou o assisti, desta maneira temos a garantia de que nosso conteúdo foi exposto e consumido.

  • Anúncios Bumper:

Focados em exposição de marca, são vídeos não puláveis de curta duração.

  • Anúncios Out-Stream:

São anúncios criados com formato específico para serem consumidos em dispositivos móveis.

Uma estratégia muito utilizada no rádio, que passou para televisão e hoje em dia é muito aplicada em mídias digitais é a criação de conteúdos que tenham início, meio e fim contando histórias. Podemos criar uma sequência de vídeos, onde o segundo seja continuidade do primeiro e assim sucessivamente, fazendo com que o nosso público alvo esteja engajado com a história que estamos contando, havendo alguns capítulos desta história; através do Youtube temos possibilidade de aplicar esta estratégia com excelência, pois podemos segmentar para o público correto, nos melhores dias e horários e conseguimos configurar para que o público assista os vídeos de forma sequencial, não havendo a possibilidade de que, quem ainda não assistiu o primeiro vídeo, assista o segundo, desta maneira então conseguimos garantir que a mensagem seja transmitida de forma coesa, fazendo sentido ao nosso público.

A estratégia que foi citada acima pode ser aplicada utilizando o formato de anúncio TrueView in stream, famoso 5 segundos, tipo de anúncio onde o usuário tem a opção de pular, caso não queira consumir aquele conteúdo.

Observem o que o SBT fez com a Jequiti, de uma marca inexistente a uma marca muito lembrada ao falarmos de produtos de beleza e cosméticos em geral. Citei o SBT, pois a estratégia deles é muito clara, exposição em massa e constante da marca. Em todos os programas e em comerciais a Jequiti é anunciada, assim como durante os programas que os espectadores estão assistindo, em determinados momentos tem um rápido flash da marca Jequiti.

Não exatamente da forma como o SBT fez e faz com a Jequiti, mas de uma maneira próxima, podemos utilizar os anúncios do tipo Bumper no Youtube. São anúncios muito rápidos, que não existirá engajamento do consumidor com a marca, contudo, o consumidor estará visualizando e ouvindo rapidamente algo sobre a nossa marca, gerando então ao longo do tempo uma lembrança, que fará muita diferença no momento que ele vá escolher entre seu produto / serviço e o do concorrente.

Feedback Final:

O Google Ads nos permite utilizar suas redes para impactar nosso público alvo e fazer com que eles interajam com nossa marca, onde eu destaquei aqui duas redes: Rede de Display e Rede de Vídeo (Youtube).

É super válido citar que não adianta simplesmente criar anúncios nestas redes, começar a propagar e acreditar que estamos fidelizando nossa marca, mas sim, é fundamental que exista um planejamento de fidelização de marca e que estas redes façam parte deste plano, não sendo somente elas que terão 100% da responsabilidade pela fidelização, uma vez que muito provavelmente seu público estará também em outros canais, não somente nestes que estas redes permitem que o impactemos. Também é super válido informar que, um planejamento de fidelização de marca gera resultado a médio, longo prazo, principalmente se o seu investimento financeiro não for agressivo.

Espero que esta matéria tenha lhe elucidado quanto a como podemos utilizar o Google Ads para gerar valor a nossa marca, lhe possibilitando ter insights para aplica-lo em suas estratégias. Vamos debater juntos sobre este tema, deixe seu comentário logo abaixo.

Forte Abraço.

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