Você Sabe o Que São Scripts do Google Ads (Adwords Script) e Como Eles Podem Potencializar Suas Campanhas?

Você Sabe o Que São Scripts do Google Ads (Adwords Script) e Como Eles Podem Potencializar Suas Campanhas?

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 01 de Abril de 2019 às 23:29 | Atualizado em 06 de Abril de 2019 ás 02:36

Scripts do Google Ads: Levando a Outro Nível Sua Gestão!

Apesar de existir a muito tempo a opção de uso de scripts no Google Ads, poucos falam sobre o assunto, assim como poucos utilizam. Acredito que talvez pelo fato de que para uma parte dos gestores de contas no Google Ads, este é um assunto mais denso, pois envolve conceitos de programação orientada a objetos, contudo quero lhe tranquilizar; preparei uma série de postagens, onde irei lhe ensinar o que é, como funciona e como aplicar em seu cotidiano gerindo sua(s) conta(s).

Você Ainda Não Conhece o Google Ads? Então Saiba O que é e Como Funciona o Google Ads

O que são Scripts do Google Ads?

São pequenos blocos de instruções que podemos enviar ao Google Ads, a fim de que ele realize uma ação que nós (gestores) desejamos, geralmente baseada em uma ou algumas condições. Imagine que você tenha uma conta com 100 campanhas e você queira pausar todos os termos que estão com um custo/conv acima de R$ 5,00, através de um script do Google Ads você conseguirá realizar este procedimento facilmente, podendo agendar para que todos os dias num horário específico este script valide se tem algum termo que satisfaça esta condição, se sim, então que a ação de pausar seja executada.

Os scripts do Google Ads utilizam como linguagem nativa o javascript e o sql, logo se você já está habituado a utilizar estas duas linguagens, para você será muito fácil, já se você não souber...Também será, relaxa!

Para Que Eu Devo Utilizar Estes Scripts do Google Ads?

Bom, os scripts do Google Ads serão utilizados sempre que você precisar ter tomadas de decisão em larga escala, então você deixará de perder horas analisando item a item e passará a deixar os scripts tomarem conta "disto" para você.

Mais acima, quando abordei: O que são escripts do Google Ads, dei um exemplo de aplicação do Google Ads, onde o gestor faz a gestão de uma conta com 100 campanhas e ele precisara pausar as palavras chave que estão com um custo/conv acima de R$ 5,00. Observe que estamos falando de 100 campanhas, vamos imaginar quanto tempo um gestor de contas iria demorar para fazer este trabalho se cada campanha tivesse 2 grupos de anúncios e em cada grupo 2 termos, vejamos:

Com a estrutura citada acima, vamos pré supor que o gestor irá demorar 2 minutos, entre analisar o custo conversão de cada termo, tomar a decisão de pausar a palavra chave ou não, associado a latência da plataforma. A equação será:

(100 campanhas * 2 grupos de anúncios * 2 palavras chave) = 400 Palavras Chave

(400 Palavras Chave * 2 Minutos) = 800 Minutos = 13h33min

Com um script do Google Ads você não precisará gastar "estas" mais de 13h de trabalho, em poucos instantes o script faz toda a análise e tomada de decisão para você, então você poderá dedicar este tempo a outros itens de sua conta.

...Então os Scripts do Google Ads Servem Apenas Para Grandes Contas?

Não somente, em diversas oportunidades se o Google Ads tomasse decisões em seu lugar, que fossem fazer com que sua conta melhor performasse ou deixasse de gerar gastos desnecessários seria maravilhoso, correto? Com os scripts do Google Ads isto é possível, vejamos algumas rotinas que podemos fazer com scripts do Google Ads, que não necessariamente será em massa:

  • Validar se a página de destino está no ar, caso não esteja pausar anúncio;

  • Otimizar um lance automaticamente com base em informações de custo/conv e taxa de conv;

  • Otimizar um lance automaticamente com base em informações externas, como temperatura do dia, estoque finalizando, lançamento de produto, dentre outros.

Como Eu Faço Para Utilizar Estes Scripts?

Eu irei criar uma série de postagens aqui no blog lhe ensinando o passo a passo, até que você mesmo esteja habilitado a criar seus próprios scripts, contudo super lhe recomendo a já, a partir de agora consumir o que o Google preparou para nós que utilizamos ou queremos utilizar os scripts do Google Ads, através da documentação sobre Primeiros Passos No AdWords Script.

Feedback Final:

Na próxima postagem você aprenderá a acessar a área de Scripts no Google Ads, identificar elementos dentro da interface, entender a estrutura do script inicial e realizará os primeiros comandos. Espero que até aqui tenha sido relevante este conteúdo a você e lhe convido a deixar seu comentário com dúvidas ou sugestões abaixo.

Forte Abraço!

Leia Agora: Scripts do Google Ads (Adwords Script): Como Acessar e Criar as Primeiras Instruções

Consuma Mais Conteúdo de Marketing Digital


Minha Loja Virtual Não Vende. O Quê Devo Fazer?

Coronavírus: Como o Coronavírus pode Influenciar o Marketing do Meu Negócio?

Correspondência de Palavra Chave no Google: Entenda Como Funciona e Sua Importância!

Quer ter o mesmo resultado que o nosso blog?
Comece a criar conteúdo com a Mazukim Agora!

Quero Fazer uma Avaliação!