Dicas Práticas Para Aumentar Sua Taxa de Conversão no Google Ads

Dicas Práticas Para Aumentar Sua Taxa de Conversão no Google Ads

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 05 de Abril de 2020 às 15:34 | Atualizado em 05 de Abril de 2020 ás 18:58

Falamos e Escrevemos o Que Vivemos. Confira Nossos Resultados:

Aqui na Mazukim nós temos como meta atingir ao menos 25% ou 35% de taxa de conversão em campanhas na rede de pesquisa do Google Ads objetivando a geração de leads, dependendo da área de atuação e locais em que irão trafegar os anúncios de nossos clientes. Quando o objetivo é gerar venda através de loja virtual ou landing page de vendas, nossa meta e histórico tornam-se muito relativos, desta forma solicitamos ao menos 1 semana de campanhas rodando para que possamos gerar um histórico e estimar as taxas de conversão atual e futura.

Hoje, 04 de abril de 2020, nós temos 115 clientes ativos em Google e destes 115, abaixo estão 11, onde o cliente que tem menor taxa de conversão, possui 22,93%. Confira Abaixo:

Continuando a exibir resultados...

Vamos Para as Dicas Práticas? Dividirei em 5 Dicas Simples e Aplicáveis!

1ª O Google Nem Sempre é o Culpado!

Sim, eu levanto a bandeira de que os anunciantes do Google Ads devem ter uma visão macro para que então possam enxergar que se as suas campanhas estão gerando tráfego com os termos considerados relevantes e numa quantidade suficiente para que se tenha contatos e/ou vendas, então muito provavelmente a problemática do mal resultado não é o tráfego, não é o Google. Mas, se minha taxa de conversão no Google está ruim e estou com poucos contatos ou vendas e o problema não é o Google, o que é então? Lembre-se que sua campanha irá alocar tráfego para a sua página de destino, então, atente-se à ela, valide a qualidade de seu site, se este está conversando corretamente com seu público, se as chamadas para ação existem e estão compreensíveis, a velocidade de resposta do mesmo, enfim, é necessário existir coesão, mas falaremos sobre coesão mais à frente.

Lembre-se sempre que 50% do sucesso ou fracasso de suas campanhas estão no canal que lhe gera tráfego, seja este rede de pesquisa do Google, display, vídeo, e-mail, mídias sociais, dentre outros. Já os outros 50% correspondem a sua página de destino, por tanto dê a mesma atenção a ambos!

2ª Na Rede de Pesquisa Escolha Termos Que Mostrem Claramente a Intensão de Consumo

Antes de iniciar uma campanha na rede de pesquisa do Google, você necessariamente deve fazer um estudo sobre quais termos de pesquisa irá utilizar no criativo de sua campanha, pois os termos de pesquisa irão influenciar diretamente em seus resultados. No momento que estiver planejando quais termos irá utilizar, leve em consideração as dicas que lhe darei abaixo e para isto, utilize a ferramenta planejador de palavra chave do Google (Keyword Planner):

  • Certifique-se de que os termos que escolher tenha tráfego suficiente para atender suas expectativas;
  • Fique atento ao CPC (Custo Por Clique) médio de cada termo que for utilizar, não poupe tempo em seu estudo dentro do planejador de palavras chave, busque por termos que você entenda ser relevante e que não tenham um CPC muito elevado;
  • Você sempre deverá buscar utilizar termos que mostrem claramente a intensão do consumidor, pois geralmente termos genéricos irão lhe trazer tráfego irrelevante ou especulativo. Exemplo: Imagine que você tenha uma loja virtual que vende caneta, ao invés de você utilizar o termo caneta azul, busque utilizar o termo comprar caneta azul, pois então terá menor chance de ter tráfego irrelevante ou especulativo.

Dicas Bônus para aumentar sua taxa de conversão nas Campanhas do Google Ads

  • Negative termos de pesquisa: A negativação de termos deve ser um mantra para você, diariamente deverá entrar na guia de termos de pesquisa e negativar os termos que não fazem sentido para satisfazer o seu objetivo;
  • Seja assertivo ao escolher a correspondência de suas palavras chave: Confira este artigo Correspondência de Palavra Chave no Google: Entenda Como Funciona e Sua Importância!
  • No início de uma campanha não insira muitas palavras chave, vá com calma, indico que coloque 1 ou 2 palavras chave por grupo de anúncio, deixe a campanha rodar, mensure se estas trouxeram o tráfego esperado e então tome decisões.



3ª Dê Atenção aos Seus Anúncios. Tenha Variações em suas Copywriting´s

Principalmente quando se está iniciando uma campanha, por mais que já tenhamos históricos de campanhas anteriores na mesma área de atuação, não sabemos realmente quais títulos, descrições e chamadas para ação de nossos anúncios terão melhor desempenho e então irão gerar maior taxa de conversão, desta maneira, é muito recomendável que crie anúncios com redações distintas, deixe-os rodar, mensure constantemente cada anúncio a nível de volume de tráfego, custo conversão e suas taxas de conversão, com isto tome decisões em pausar, alterar ou mantê-lo.

Geralmente os 2 principais erros que eu encontro ao analisar contas no Google Ads dentro da rede de pesquisa a nível de anúncio são:

  • Anúncios que não possuem o termo de pesquisa no título 1 ou título 2: É uma boa prática você inserir a palavra chave no título 1 ou título 2, pois trará coesão entre o que o usuário buscou e o que ele visualizará em seu anúncio, sem dúvidas irá aumentar a sua CTR ( Taxa de Cliques);
  • Anúncios sem CTA (Call To Action). As chamadas para a ação são muito importantes de serem utilizadas nos anúncios, pois elas são quem irão nortear o usuário quanto ao que ele deve fazer após clicar em seu anúncio.

Os seus anúncios devem fazer com que o usuário tenha certeza de que você tem a solução que ele estava procurando e deve deixar claro o que você deseja que ele realize após clicar no anúncio. Exemplo: Imagine que você tenha uma imobiliária e queira alugar imóveis em São Paulo, então optou em usar a palavra chave alugar casa em sp confira abaixo um bom anúncio redigido:

Observando o anúncio acima fica claro que atendemos as necessidades primárias para se criar um bom anúncio dentro da rede de pesquisa no Google Ads, pois o nosso termo chave está no título 1 e fizemos uma chamada clara para a ação, que foi Simule o Preço.

Você deve ser criativo, então poderá criar anúncios fazendo perguntas e chamando para a ação, como no exemplo acima, outros mais informativos e chamando para saber mais, enfim, é fundamental que teste redações diferentes.

Dica Bônus: Procure não criar anúncios em que no visualizador de anúncios o título 2 caia para a linha debaixo, pois em alguns dispositivos dependendo da resolução do mesmo, este não irá aparecer, então o Google irá considerar apenas o título 1, podendo então fazer com que o seu anúncio não faça sentido ao consumidor.

4ª Traga Coesão Entre o Termo de Pesquisa, Anúncio e Página de Destino

Para que tenha sucesso anunciando no Google Ads esta uma premissa básica, tão simples, mas ignorada por muitos. Isto não é uma recomendação de boa prática, é um alerta, você deve fazer com que estes 3, termo, anúncio e página sejam coesos!

O usuário possui uma dúvida, então buscará no Google para sana-la, seu anúncio será exibido como resultado da pesquisa, ao visualizar o seu anúncio, este tem que compreender que você tem a solução para o que ele está buscando, assim como o seu anúncio deverá prometer algo e chama-lo para a ação, já a sua página de destino terá que entregar o que foi prometido, e deixar claro como ele realizará a ação que foi solicitada no anúncio. Veja um exemplo de coesão entre termo, anúncio e página de destino:

Termo de Pesquisa

Anúncio

Página de Destino

Acima acredito que ficou clara a coesão, correto? O termo traz uma intensão razoavelmente clara do que o usuário deseja, o anúncio tem o termo de pesquisa no título 1 e faz a chamada para a ação no título 2 e na descrição e a página de destino tem o termo que o usuário buscou, então cumprindo com o que foi prometido, assim também permitindo com que o usuário realize a ação de valor indicada no anúncio.

5ª Mensure Suas KPI´s

Até aqui você já escolheu um termo que mostre claramente a intensão de consumo do usuário e que tenha tráfego, você já fez uma copywriting perfeita e deixou seu termo, anúncio e página de destino coesos. O que precisará fazer agora é mensurar seus principais indicadores de desempenho, pois assim poderá tomar decisão do que deve permanecer, o que deve ser alterado e o que merece ser pausado.

Como o objetivo de nosso artigo é dar dicas para aumentar a taxa de conversão de nossas campanhas no Google Ads, lhe darei exemplos de KPI´s que farão todo sentido para que você possa ter uma taxa de conversão maior:

  • Qualidade do tráfego;
  • Taxa de conversão de anúncios que possuam tráfego suficiente para uma avaliação;
  • Taxa de conversão de palavras chave que possuam tráfego suficiente para uma avaliação;

  • Taxa de conversão entre dias e horários;

  • Taxa de conversão por local;

  • Taxa de conversão por dispositivo.

Você irá analisar as kpis acima e tomar decisões. Se a qualidade do tráfego estiver ruim, então deverá variar correspondência de palavra chave, usar outros termos ou negativar termos de maneira mais intensa, se a taxa de conversão de algum anúncio estiver destoando dos demais, então deverá pausa-lo ou redigi-lo, enfim, para cada mensuração que fizer, ações logo em seguida devem acontecer.

Considerações Finais:

Para aumentar a taxa de conversão de uma campanha dentro do Google Ads é fundamental que em alguns momentos você pense de forma macro, analisando o todo e num próximo momento parte a parte do todo. Quando for considerar o porquê a taxa de conversão caiu, não pense somente no Google Ads, pense também na página de destino, variação de mercado, mudança de clima, dentre outros e quando for colocar a mão na massa, mensure e tome decisões em cada nível de sua conta.

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