Copywriting: Dicas Para Você Criar Uma Redação Publicitária que Converte

Copywriting: Dicas Para Você Criar Uma Redação Publicitária que Converte

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 03 de Maio de 2020 às 21:21 | Atualizado em 03 de Maio de 2020 ás 22:11

Uma redação publicitária que tem alto poder de conversão é aquela que prende a atenção do consumidor logo na frase inicial e o deixa tão engajado dentro do contexto que ele realiza a ação de valor de forma automática. Como criar uma redação que tenha este poder? Vamos lá!

Entenda quais são as Dores que seu Público Precisa Resolver ou o Que ele Deseja Conquistar


Só iremos ser relevantes ao nosso leitor se tocarmos no assunto específico que ele anseia solucionar ou conquistar e claro que para isto nós precisamos compreender o nosso público alvo, se possível formar uma persona para que desta maneira sejamos o mais cirúrgicos possível ao chamar a sua atenção e nos apresentarmos como a solução perfeita. É importante você saber se as suas soluções solucionam um problema que seu público tenha ou se ele aumenta a felicidade de seu público, vamos ver exemplos de dores e de conquistas:


Exemplos de Dores:

  • Pagamento de aluguel;
  • Recolocação no mercado de trabalho;
  • Baixo volume de vendas;
  • Não tem um lugar adequado para deixar seu entulho;
  • Geladeira que não gela;
  • Precisa emagrecer;
  • ...


São infinitas as dores que as suas soluções podem sanar. Vamos a exemplos de conquistas que o seu negócio pode ofertar:

  • Viajar;
  • Trocar o carro atual por um zero;
  • Comprar uma joia;
  • Promover uma festa aos amigos e familiares;
  • Fazer investimentos para aumento de rendimento;
  • Pular de paraquedas;
  • ...


Também são infinitas as possibilidades de aumento de felicidade que suas soluções podem trazer. O mais importante é você saber, saber exatamente quais dores o seu negócio soluciona ou qual conquista o seu negócio viabiliza, pois somente assim sua redação publicitária será persuasiva.

Você Irá Utilizar Sua Redação Publicitária em Qual Ambiente?

Uma redação publicitária disposta no Facebook por exemplo não deve ser usada na íntegra no Linkedin por exemplo. A redação sempre deverá respeitar o macro ambiente para que ela seja coesa, vamos entender mais sobre os diferentes tipos de ambientes e como adequar a redação à eles:

  • Tem pouco ou muito espaço para escrita?

Se você for escrever uma redação para um anúncio na rede de pesquisa do Google por exemplo, onde só temos o espaço de 30 caracteres para o título, 30 para o subtítulo e 90 para a descrição, necessariamente você deverá ser muito objetivo quanto ao que está ofertando e qual é a ação que deseja que seu público realize. Diferente de um e-mail marketing, onde podemos escrever um texto maior, deixando o público engajado e então o chamando para a ação de valor.

  • As pessoas que ali estão já lhe conhecem?

A redação publicitária deverá sofrer um grande impacto também se você estiver escrevendo para um público que já lhe conhece, uma vez que se ele já lhe conhece, inclusive já sabe quais são as suas soluções, então você terá a liberdade de chamar a atenção deste dando continuidade aos engajamentos anteriores que já tiveram, algo como: Como Estávamos Conversando Ontem, o Inverno Chegou e Agora?

  • É um local que majoritariamente as pessoas desejam consumir conteúdo sério ou supérfluo?

O entendimento do macro ambiente aqui é importante para o sucesso ou fracasso de sua redação publicitária. Se você for postar numa mídia social por exemplo em que a maior parte do conteúdo que por esta é trafegado sejam supérfluos (memes, vídeos engraçados, piadas...), então adapte à sua comunicação a ela, sem desrespeitar seu posicionamento, sua essência e as causas que defende, devemos entender que existem diversas maneiras de nos comunicarmos, logo se o nosso público está “naquele ambiente”, devemos adaptar nossa comunicação à ele, pois desta forma estaremos trazendo pertencimento e gerando engajamento. Ser muito formal em um ambiente em que todos querem brincar não lhe trará notoriedade, assim como tentar ser cômico no ambiente em que as pessoas estão preocupadas em compartilhar informações sérias lhe trará ranhuras a sua imagem, então tenha sensibilidade, análise seu macro ambiente e crie a redação certa, no ambiente certo, para o público correto.

  • Este local lhe beneficia se utilizar palavras que tenham alto volume de tráfego?

Imagine que vá criar conteúdo para blog por exemplo, as palavras que utilizar ao decorrer de sua redação, lhe ajudará ou não a conseguir um bom ranqueamento no Google, desta forma, você terá como missão criar uma redação que seja persuasiva e ao mesmo tempo que dentro de um contexto repita algumas vezes aquela palavra que deseja ranquear e palavras semânticas a ela.

Mão na Massa, Vamos Criar Algumas Redações Publicitárias!

Existem alguns métodos já consagrados para a criação de uma redação publicitária, o que eu mais gosto e utilizo é composto por 4 etapas, extraído do legado de Aristóteles. O método é o aristotélico quadrifásico, vejamos como é simples aplica-lo:

1º - Chamamos a atenção do público;

2º - Contextualizamos dando continuidade à forma como chamamos a atenção do público;

3º - Comprovo minha contextualização;

4º - Chamo o consumidor para realizar ação de valor.

1º - Chamando a Atenção do Público:

Para chamarmos a atenção do público, devemos seguir algumas regras, como listado abaixo:

  • Escreva títulos curtos, títulos longos desencorajam o leitor;
  • Escreva com as palavras mais usuais no vocabulário de seu público;
  • Utilize perguntas, pois o nosso cérebro ao ler uma pergunta está condicionado a tentar responde-la, então estaremos chamando a atenção do público;
  • O uso da palavra você chama a atenção do leitor, uma vez que as duas principais palavras que mais nos chamam a atenção são o nosso nome e posteriormente a palavra VOCÊ;
  • Se você quiser tirar o seu leitor do estado atual, o colocando num estado futuro, então a palavra IMAGINE é muito poderosa;
  • Termos como urgente, agora e atenção deixam o cérebro do consumidor em estado de alerta, então também são bons termos de serem encaixados em seu título.


Exemplos de títulos que chamam a atenção por motivos diferentes:

Você Vai Continuar Cometendo os Mesmos Erros em 2020?

Imagine que eu estivesse fazendo uma redação que fosse ser propagada no dia primeiro de janeiro de 2020, observe quão coesa esta seria, assim como intrigante. O leitor tem vontade de continuar lendo, pois independente dos erros, ele não quer continuar cometendo, ano novo, vida nova, abaixo cito mais alguns exemplos:

Imagine Você e Seus Parças Curtindo uma Balada em Búzios...

Urgente: Você Sofrerá os Impactos com Esta Decisão!

Você Está Com Dificuldade Para Pagar o Boleto? Fique Tranquilo, Iremos Lhe Ajudar!

Você Tem Filho? Preste Muita Atenção no Tapete Infantil Carrinhos

Esta última frase eu escrevi, pois um dos fatores que me motivou a dispor estas dicas foi o pedido de um cliente e amigo que desejava ser mais persuasivo em suas redações. Ele vende dentre outros produtos, tapete para crianças.

Observe que nesta frase fazemos uma pergunta para chamar a atenção inicialmente do público e depois o deixamos intrigado, pois o que este tal de tapete infantil carrinhos faz? Faz bem? Faz Mal? Enfim, ele irá sentir-se persuadido a continuar lendo e é isto que queremos, e outro ponto importante de ser dito nesta frase é que usamos o termo que os usuários pesquisam para comprar o tapete dele, que é Tapete Infantil Carrinhos, ou seja, conseguimos chamar a atenção, sermos coesos e ajudar no ranqueamento orgânico.

2º - Contextualização

Eu encaro este segundo passo como um dos mais importantes, pois ele é quem definirá se a sua proposta de valor fará realmente sentido para o seu público ou não, é neste momento que você deverá explicar o porquê chamou atenção dele e deverá ser persuasivo a tal ponto de que o faça continuar lendo sua redação.

Exemplo de contextualização:

Vamos dar sequência a frase que fizemos anteriormente, iremos agora gerar uma contextualização para ela que mantenha o leitor engajado, vejamos:

Frase que usamos antes para chamar a atenção

Você Tem Filho? Preste Muita Atenção no Tapete Infantil Carrinhos

Contextualização

Se o seu filho tem entre 1 a 8 anos, provavelmente ele gosta de jogos eletrônicos, ficando horas na frente da televisão ou do celular e este comportamento o distancia de realizar outras atividades fundamentais para seu desenvolvimento, levando-o a prejuízos irreparáveis. Por isso estudamos e criamos o tapete infantil carrinhos, este tapete será um dos seus aliados frente a este problema, sabe porquê?

Explicação:

Começamos a contextualização dando sequência ao título, pois é coeso a quem tem filho e imaginando que este leitor está num ambiente que seja propício a comprar brinquedos, então possivelmente ele tenha um filho e este tenha entre 1 a 8 anos, logo se gera pertencimento e lhe motiva a continuar lendo, assim também como desencoraja quem tem filho mais novo ou mais velho ou não tem filho, entretanto você sempre deve atacar em manada, aonde está a maior concentração de seu público. Nós demos sequência na contextualização falando sobre jogos eletrônicos, citando que a criança provavelmente fique horas na televisão ou no celular e isto o distância de outras atividades, enfim, observe que fomos genéricos e ao mesmo tempo muito assertivos, pois qual é a criança que hoje em dia não fica horas no celular ou vídeo game jogando? Sempre lembrando, vamos atacar a manada, se você conhece um ou outro que não, isto é normal, mas a maioria neste caso é o que realmente nos importa.

Após nós falarmos sobre os prejuízos irreparáveis ao desenvolvimento da criança, nós nos colocamos como observadores deste problema e os solucionadores, pois nós criamos o tapete infantil carrinhos que soluciona este problema, contudo nós não falamos como ele soluciona, mas sim criamos um gatilho para que o leitor possa ficar curioso e entender como ele faz isto. Bom, se ele leu até aqui, estará muito mais aquecido se comparado até o momento que nós o chamamos a atenção.

3º - Comprovação

Esta é a etapa em que o leitor já está engajado e então temos que comprovar que o que até então dissemos é verdade. Nós podemos comprovar com depoimentos de outras pessoas, com informações de grandes autoridades no nicho ou com dados estatísticos que validem nossa argumentação.

Exemplo de comprovação:

Continuemos com o exemplo anterior, vamos verificar como podemos comprovar o que dissemos na contextualização.

Frase que usamos antes para chamar a atenção

Você Tem Filho? Preste Muita Atenção no Tapete Infantil Carrinhos

Contextualização

Se o seu filho tem entre 1 a 8 anos, provavelmente ele gosta de jogos eletrônicos, ficando horas na frente da televisão ou do celular e este comportamento o distancia de realizar outras atividades fundamentais para seu desenvolvimento, levando-o a prejuízos irreparáveis. Por isso estudamos e criamos o tapete infantil carrinhos, este tapete será um dos seus aliados frente a este problema, sabe porquê?

Comprovação

O tapete infantil carrinhos incentiva de maneira super saudável seu filho a recolher todos os carrinhos antes guardados na caixa e ir brincar em cima dele, fazendo com que os carrinhos vá de um lado para o outro, passando por obstáculos e cumprindo desafios, ajudando-o a se movimentar e proporcionando momentos incríveis de brincadeira entre você e seu filho, gerando lembranças que jamais esquecerão. Já são mais de 5.000 crianças que estão podendo brincar e evoluir com o tapete infantil carrinhos, em nossa página no facebook diversas mães compartilham vídeos das crianças brincando, como mostro mais abaixo, algo que para o nosso time é uma alegria imensa.

Explicação:

Começamos a comprovação dando continuidade a contextualização, então mostramos como ele tira o filho do leitor deste estado atual e o coloca num outro estado, assim como geramos sensibilidade ao dizer que ao brincar junto de seu pequeno, irá gerar lembranças jamais esquecidas por ambos. Comprovamos o que antes dissemos ao citar sobre as mais de 5000 crianças que já estão utilizando e com os vídeos das mães mostrando seus filhos brincando, assim finalizamos com uma mensagem positivista.

4º - Chamada para Ação

Após termos chamado a atenção, contextualizado nossa proposta de valor, comprovado o que dissemos, então chegamos ao final da redação, teremos que indicar ao nosso consumidor o que ele deverá fazer, o chamando para a ação.


Exemplo de chamada para a ação:

Podem ser diversas, dependendo muito do seu objetivo. No exemplo levado em consideração mais acima é para a compra direta no site, então vamos dar continuidade e verificar como a redação ficará por completa.

Frase que usamos antes para chamar a atenção

Você Tem Filho? Preste Muita Atenção no Tapete Infantil Carrinhos

Contextualização

Se o seu filho tem entre 1 a 8 anos, provavelmente ele gosta de jogos eletrônicos, ficando horas na frente da televisão ou do celular e este comportamento o distancia de realizar outras atividades fundamentais para seu desenvolvimento, levando-o a prejuízos irreparáveis. Por isso estudamos e criamos o tapete infantil carrinhos, este tapete será um dos seus aliados frente a este problema, sabe porquê?

Comprovação

O tapete infantil carrinhos incentiva de maneira super saudável seu filho a recolher todos os carrinhos antes guardados na caixa e ir brincar em cima dele, fazendo com que os carrinhos vá de um lado para o outro, passando por obstáculos e cumprindo desafios, ajudando-o a se movimentar e proporcionando momentos incríveis de brincadeira entre você e seu filho, gerando lembranças que jamais esquecerão. Já são mais de 5.000 crianças que estão podendo brincar e evoluir com o tapete infantil carrinhos, em nossa página no facebook diversas mães compartilham vídeos das crianças brincando, como mostro mais abaixo, algo que para o nosso time é uma alegria imensa.

Chamada para a Ação

Queremos ver o seu vídeo com o seu pequeno brincando com o tapete carrinhos em nossa página também. Compre agora por apenas R$ xxx,xx e receba em sua casa ainda nesta semana!

Considerações Finais:

Espero de verdade que este conteúdo tenha sido relevante para você e que lhe ajude a criar redações mais persuasivas. Se precisar de ajuda, conte comigo, é só deixar um comentário logo abaixo ou acessar nossas redes sociais:

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