Como tirar boas fotos para o Instagram e gerar resultados

Como tirar boas fotos para o Instagram e gerar resultados

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 23 de Agosto de 2021 às 14:51

Saber como tirar boas fotos para o Instagram é primordial para construir uma estratégia de marketing eficiente e que te traga resultados. Fazer registros fotográficos de seus produtos de uma forma que seja visualmente agradável aos consumidores é muito mais simples do que muitos pensam. Existem alguns truques que podem deixar esse processo muito mais fácil e dinâmico. Com o equipamento e a técnica certa, você logo estará tirando fotos lindas para o seu negócio.

Como todos já devem saber, o Instagram é uma rede social focada essencialmente no compartilhamento de imagens. Por essa razão é muito importante que você consiga transmitir os ideais e objetivos da sua empresa através da fotografia, assim será possível passar uma imagem muito mais profissional e conquistar possíveis clientes na plataforma.

Através do marketing do Instagram você terá acesso a uma enorme base de usuários da rede que já estão habituados a se relacionar com marcas através da plataforma. Segundo relatório divulgados pelo próprio Instagram, 90%, dos mais de 1 bilhão de usuários da rede, seguem pelo menos um perfil empresarial.

Dada a importância de se consolidar como uma marca influente na plataforma, nós da Mazukim preparamos algumas dicas que deixarão suas fotos com um toque especial. Confira!

1. Escolha um local bem iluminado

A iluminação é um dos aspectos mais importantes que irão compor uma boa foto. Por isso, sempre tenha muito cuidado ao escolher o local onde serão tiradas suas fotos. Se possível, compre algum tipo de refletor, não precisa ser dos mais profissionais, apenas um que vá suprir suas necessidades. Além disso, sempre que possível, aproveite a luz natural, ela dará um aspecto muito mais harmonioso para sua foto sem a necessidade de equipamentos adicionais.

Na hora de bater a foto, fique sempre posicionado a favor da iluminação. Ou seja, a luz deve vir por trás da câmera. A lente nunca deve estar apontada para a fonte de luz, isso fará com que a sua imagem fique estourada e irá dificultar a visualização do produto.

2. Invista em uma câmera de qualidade

Encare isso como um investimento que irá trazer retorno no futuro. De nada adianta criar o ambiente propício para clicar as fotos, com a luz adequada, se a câmera não for de qualidade. Entretanto, isso não significa que você precise gastar uma fortuna em equipamento profissional, muitos smartphones atualmente já possuem câmeras que irão tirar fotos adequadas.

3. Escolha o ângulo certo

O ângulo de uma foto diz muito sobre sua qualidade. Por isso, sempre teste diferentes posições na hora do clique. Dessa forma, você também poderá registrar diferentes detalhes do seu produto, que poderiam ficar invisíveis dependendo do ângulo.

Seu objetivo é fazer com o que o cliente possa visualizar de forma clara todos os detalhes da mercadoria, que podem não ficar visíveis de determinada perspectiva. Por isso, postar mais de uma foto, com ângulos diferentes, de um mesmo produto também é uma opção.

4. O enquadramento perfeito

O enquadramento é um passo muito simples, mas fundamental no resultado final da sua fotografia. Uma foto mal enquadrada trará um ar de amadorismo para sua imagem e irá arruinar esteticamente o seu feed.

Mantenha sempre seu equipamento estável e o objeto a ser fotografado centralizado. Alguns smartphones dispõem de grades em suas configurações, manter elas ativas irá facilitar sua vida na hora de se certificar que o objeto está enquadrado.

Outra dica para deixar suas fotos com uma estética mais agradável é a regra dos três terços. Essa é uma técnica utilizada na fotografia que consiste em dividir a imagem em nove quadrados, traçando duas linhas imaginárias horizontais e duas verticais. O objetivo é posicionar seu objeto de destaque nos pontos de cruzamento das linhas, assim você obtém uma foto mais equilibrada e harmoniosa.

5. Fundo infinito

O fundo infinito é uma ótima opção para quem quer destacar o produto e manter o feed organizado. Essa técnica traz profissionalismo para suas fotos, além de evitar que o consumidor se distraia com outras informações na imagem e não foque no produto.

Para criar um fundo infinito é muito simples, um pedaço de pano ou papel já servem. Posicione o fundo de forma com que cubra todo o enquadramento, sem deixar nenhum detalhe de fora, caso contrário sua foto pode ser arruinada e trará o efeito contrário, gerando distração no usuário.

Quer receber mais dicas relacionadas ao marketing digital? Então, não deixe de conferir nossas redes sociais, lá postamos conteúdos diários sobre o mundo do empreendedorismo.

Siga o Instagram da Mazukim

Curta nossa página no Facebook

Conecte-se com nosso Linkedin

Siga o Tiktok da Mazukim

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

Consuma Mais Conteúdo de Marketing Digital


Minha Loja Virtual Não Vende. O Quê Devo Fazer?

Coronavírus: Como o Coronavírus pode Influenciar o Marketing do Meu Negócio?

Qual a Importância de um Negócio Utilizar o Instagram? O Meu Precisa?

Quer ter o mesmo resultado que o nosso blog?
Comece a criar conteúdo com a Mazukim Agora!

Quero Fazer uma Avaliação!