Está em dúvida entre contratar ou não uma agência de marketing digital? Não tome uma decisão antes de ler esse artigo!

Está em dúvida entre contratar ou não uma agência de marketing digital? Não tome uma decisão antes de ler esse artigo!

Por Luiza Matos

especialista em Design

Publicado em 06 de Outubro de 2021 às 15:23

No decorrer dos anos, impulsionado pelo avanço tecnológico, o marketing digital começou a se fazer muito mais presente na vida das pessoas. Hoje em dia, faz sentido que as empresas expandam seus negócios digitalmente e passem a investir na criação de páginas em redes sociais, anúncios, otimização de páginas com SEO, e-mail marketing e tantas outras técnicas disponíveis no mercado.

Porém, como a realidade de muitas empresas de pequeno porte não contempla a possibilidade de se ter uma equipe capacitada própria para atuar exclusivamente nessa área, faz sentido que esses empreendedores terceirizem essa atividade através de uma agência de marketing digital.

Neste artigo, apresentamos as principais funções de uma agência de marketing digital e seus principais benefícios. Confira!

Qual o papel de uma agência de marketing digital?

A agência de marketing digital é a empresa responsável por promover marcas e produtos dentro de canais online, através de estratégias que visam a divulgação e o relacionamento cliente/empresa.

Uma agência de marketing digital não é a mesma coisa de uma agência de marketing comum. As primeiras surgiram no contexto de crescimento e popularização do marketing dentro dos meios digitais, como plataformas de busca e redes sociais. As agências de marketing digital oferecem serviços nichados para a realidade online, diferente das agências de marketing tradicionais que trabalham apenas com a publicidade offline.

Quais são as áreas de atuação das agências de marketing digital?

O papel de uma agência de marketing digital não é apenas de criação e manutenção das ferramentas online, muito pelo contrário. Esse é um serviço especializado que dispõe de profissionais capacitados, que serão responsáveis por planejar estratégias e identificar oportunidades através de um bom conhecimento de mercado.

Entenda as principais áreas de atuação das agências de marketing digital:

Planejamento estratégico

A etapa do planejamento é importante para que a agência colha informações sobre o cliente, como mercado específico, concorrentes e, principalmente, a história da empresa. Nesse momento, é importante que exista uma boa comunicação entre agência e cliente, dessa forma ambos os lados conseguirão expressar suas necessidades e objetivos. A agência precisa ter um bom conhecimento do contexto em que a empresa está inserida para que se possa criar uma boa estratégia de marketing digital.

Através das informações concedidas pelo cliente, a agência é capaz de criar um planejamento estratégico, que seja condizente com as demandas identificadas e os resultados esperados. É nesse momento que são definidos e combinados os objetivos, estratégias, orçamentos e cronogramas.

Gestão de mídias

O papel de uma agência de marketing digital não é apenas criar campanhas para sua empresa. Por se tratar de um serviço especializado, esses profissionais serão responsáveis também pela gestão de estratégias e canais digitais.

Para que essa tarefa seja realizada de forma satisfatória, a gerar resultados para sua empresa, a agência precisa possuir uma ampla visão sobre estratégias e o canal que será utilizado. Uma boa agência de marketing digital está sempre atualizada nas tendências e novidades do mercado, oferecendo sempre o que há de mais novo em termos de redes sociais, SEO, inbound marketing, e-mail marketing e outras ferramentas.

Campanha de anúncio

A criação de anúncios online, como links patrocinados e social ads, é um dos serviços mais procurados dentro das agências de marketing digital. Isso acontece pois, essa é uma das formas mais conhecidas e eficazes de conquistar clientes e conversões para uma empresa.

Nesse contexto, a agência será responsável por definir objetivos de mídia paga, segmentar o público-alvo das campanhas, gerenciar verba de anúncios e monitorar resultados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é basicamente a criação do material necessário para as estratégias de marketing digital, como otimização de site, criação de blog e publicação em redes sociais.

Em paralelo com a criação de conteúdo existe o design. As agências de marketing digital geralmente contam com uma equipe que será responsável pelo desenvolvimento das artes que serão vinculadas aos conteúdos.

Criação de sites

Programação de sites, blogs, landing pages, hotsites e outros tipos de páginas na web são alguns dos serviços disponibilizados pelas agências de marketing digital. Os desenvolvedores, em alguns casos, também são responsáveis pela criação de aplicativos mobile, softwares e outros tipos de programas.

Confira o conteúdo que a Mazukim preparou com os principais benefícios de se ter um site profissional para sua empresa.

Mensuração de resultados

O trabalho de uma agência de marketing digital contempla todo o ciclo de uma campanha de marketing, desde de seu planejamento até a mensuração de resultados. É necessário que fique claro para o cliente se os objetivos estipulados foram alcançados e se os resultados foram satisfatórios.

Essa deve ser uma atividade regular dentro das agências. Apenas dessa forma é possível garantir melhorias contínuas e bons resultados.

Vantagens de se contratar uma agência de marketing digital

Equipe especializada

As equipes especializadas podem ser consideradas um dos maiores trunfos das agências de marketing digital. Esses profissionais são especialistas multidisciplinares, com experiência e tempo de dedicação às suas funções.

Eles serão os responsáveis por desenvolverem todas as competências que listamos acima, como criação de sites, conteúdo, design, campanhas de anúncio e gestão de mídias.

Custo benefício

Para uma empresa de pequeno porte é financeiramente inviável montar toda uma equipe de marketing digital especializada como as disponíveis nas agências. Ao optar pela contratação de uma agência, você não terá que se preocupar com o gerenciamento e a burocracia referente a esses profissionais. Além de ter maior controle dos investimentos e gastos com essa área.

Além disso, ter uma agência responsável por todas as pendências em relação ao marketing digital dá mais tempo para você, empreendedor, se focar em coisas que realmente dependam apenas de você.

Controle de resultados

Sendo a mensuração de resultados uma das principais funções das agências de marketing digital, você será capaz de tornar seus investimentos mais assertivos e realizar testes e ajustes de orçamento de maneira mais organizada.

Uma boa agência de marketing digital enviará relatórios regularmente com as principais métricas de resultados para o seu negócio, assim como os próximos passos e atualizações de metas.

Desvantagens de contratar uma agência de marketing digital

Feedback demorado

Em grande parte dos casos, os conteúdos produzidos pelas agências de marketing digital dependem do trabalho de diversas pessoas. Por isso, para que um trabalho seja finalizado, ele deverá passar por diversas fases de aprovação, o que pode demorar um tempo maior do que o desejado.

Falta de dinâmica com a empresa

Assim como todo serviço terceirizado, ao contratar uma agência para realizar serviços de marketing digital para sua empresa, não existirá um contato direto desses profissionais com seu cotidiano de trabalho. A agência não estará inserida no cotidiano do seu negócio, o que pode gerar alguns ruídos de comunicação.

Porém, analisando a situação com outra perspectiva, essa pode ser uma oportunidade de trazer um novo olhar sobre sua empresa, vindo de uma pessoa que consegue analisar o contexto com um olhar mais imparcial.

Falta de um time que trabalhe exclusivamente para você

Infelizmente, uma agência de marketing digital não pode trabalhar com dedicação exclusiva para sua empresa. São diversos clientes que precisam ser atendidos diariamente e que precisam tanto como você das soluções que a agência pode oferecer.

Dessa forma, você precisa entender que a agência trabalhará de forma que possa atender a todos da maneira mais justa e organizada.

Conclusão

Depois de analisar todos os tópicos que apresentamos, é possível concluir que a contratação de uma agência de marketing digital é, em grande parte dos casos, uma maneira bastante eficiente de alavancar seus resultados online.

No caso dos pequenos empreendedores faz bastante sentido terceirizar essa área de investimento. Como citamos anteriormente, diferente das grandes empresas que possuem porte para montar sua própria equipe de marketing, os proprietários de pequenos negócios muitas vezes não têm o tempo e a verba para fazer um investimento dessa escala.

A presença digital da sua marca reflete diretamente nas suas vendas, no relacionamento com seu público e na percepção que as pessoas têm sobre sua imagem. As agências de marketing digital garantem uma atuação qualificada da sua marca na internet.

Por isso, analise com cuidado todos os pontos levantados neste artigo para tomar uma decisão mais acertada e condizente com a realidade do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Fique ligado em nossas redes sociais e aprenda muito mais sobre o mundo do marketing digital!

Siga o Instagram da Mazukim

Curta nossa página no Facebook

Conecte-se com nosso Linkedin

Siga o Tiktok da Mazukim

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

Consuma Mais Conteúdo de Marketing Digital


Minha Loja Virtual Não Vende. O Quê Devo Fazer?

Coronavírus: Como o Coronavírus pode Influenciar o Marketing do Meu Negócio?

15 Termos Usados no Mundo do Marketing Digital e Que Você Precisa Saber o Significado

Quer ter o mesmo resultado que o nosso blog?
Comece a criar conteúdo com a Mazukim Agora!

Quero Fazer uma Avaliação!