Os erros mais cometidos por gestores de tráfego no Facebook Ads
Aprenda a evitar os maiores enganos cometidos pelos gestores de tráfego

Os erros mais cometidos por gestores de tráfego no Facebook Ads

Aprenda a evitar os maiores enganos cometidos pelos gestores de tráfego

Luiza Matos
Luiza Matos

As campanhas de tráfego pago representam uma fatia expressiva no trabalho das agências de marketing digital. É inegável a importância da internet em nosso cotidiano, consequentemente, toda empresa que deseja crescer e conquistar mais clientes acaba investindo nesse segmento. 

É nesse contexto que entra o gestor de tráfego, o profissional responsável por planejar e executar as estratégias de marketing focadas em tráfego pago. Porém, assim como toda outra atividade especializada, é comum que quem esteja aprendendo sobre essa função cometa alguns erros.

O bom funcionamento de uma campanha depende muito do acompanhamento contínuo e de melhorias cíclicas que farão com que o desempenho dessa estratégia melhore e continue gerando resultados.

É por isso que o gestor de tráfego precisa ficar atento a possíveis erros que ele possa estar cometendo e que podem comprometer o desempenho de suas ações e gerar gastos desnecessários, que poderiam ser evitados. 

Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre os 6 maiores erros cometidos pelos gestores de tráfego, além de te explicar quais são os cuidados para evitar que eles aconteçam. Dito isso, tenha uma boa leitura! 

6 erros mais cometidos por gestores de tráfego no Facebook Ads

Até mesmo os gestores mais experientes estão suscetíveis a erros, por isso, você não deve se sentir culpado caso esteja cometendo algum dos que iremos listar a seguir. O primeiro passo para corrigir um erro é reconhecê-lo, e é nessa missão que desejamos te ajudar. 

Dito isso, vamos aos 6 erros mais cometidos por gestores de tráfego no Facebook Ads:

Não considerar o histórico de campanha do cliente

Se caso essa não é a primeira experiência do cliente com o Facebook Ads, suas campanhas antigas, mesmo que não tenham alcançado os resultados desejados, acumularam dados muito valiosos. 

Dessa forma, será possível entender alguns dados de consumo do público, interesses atingidos que resultaram em cliques ou conversões. 

É importante que nenhuma campanha seja subestimada a ponto de simplesmente ser ignorada. Esses dados podem ser bastante úteis e devem ser utilizados como ferramenta de aprendizado para os próximos passos do gestor.

Não utilizar públicos adquiridos

Não utilizar públicos adquiridos é um dos erros mais comuns cometidos pelos gestores de tráfego. Ao assumir uma conta que já possui um número expressivo de seguidores, é uma atitude prudente que se crie uma campanha específica para essas pessoas. 

Pensa comigo, as probabilidades de um público que já conhece a marca e consome os conteúdos online se interessar por adquirir um produto ou serviço são muito maiores do que esperar que um usuário que acabou de conhecer sua empresa adquira algo.

Ao utilizar os públicos adquiridos, é possível criar anúncios para pessoas semelhantes ao seu público. Ou seja, além daqueles que já cheguem a sua página, você ainda pode encontrar pessoas que possuam um perfil parecido com o deles.

Não mensurar os resultados ou não analisar as métricas corretas

Se a sua intenção é trazer mais vendas para a sua loja virtual, sua métrica de desempenho nas campanhas precisa ser focada nas vendas que já foram geradas na loja, e para isso é necessário fazer configurações específicas.

Do mesmo modo, se seu propósito é trazer pessoas para acessar suas páginas, a métrica que deve ser considerada nesse caso é o número de cliques por anúncio. Em outras palavras, a métrica utilizada deve ser sempre condizente com o objetivo da campanha.

Não utilizar o pixel do Facebook

O pixel é uma ferramenta disponibilizada pelas plataformas criada, exclusivamente, para aprimorar o rastreamento dos usuários, por isso, deve ser utilizado em sua máxima capacidade. 

A partir do pixel, é possível fazer o rastreamento de suas conversões, visitas de páginas, e outras interações dos usuários dentro das páginas do seu site ou da sua loja virtual.

Utilizar poucos criativos

Esse é um erro que pode passar despercebido, mas que pode impactar enormemente as suas campanhas, independente do canal onde ela está sem vinculada. 

É essencial que a criação da sua campanha seja bem planejada com antecedência e que a quantidade de criativos, tal qual a de anúncios, seja proporcional ao orçamento que será investido nessa ação. 

Não analisar os concorrentes

Ao analisar os concorrentes das empresas para as quais estamos trabalhando, é possível compreender como cada uma delas está atuando e fazendo a captação de seus clientes. Esse estudo pode te ajudar muito a melhorar seus resultados. 

A maneira mais simples e eficiente de analisar seus correntes é através da Biblioteca de Anúncios do próprio Facebook, onde você consegue acessá-los por temática ou empresa de maneira totalmente gratuita. 

 

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